Aprender até morrer!

Hello!

“Aprender até morrer” é um ditado popular muito muito antigo, mas que não poderia estar mais actual e ser mais pertinente para a realidade do nosso presente.

O mundo está a mudar cada vez mais depressa. Diariamente somos inundadas com um gigantesco fluxo de informações e o desenvolvimento está a mudar radicalmente os nossos ambientes de trabalho.   

Muitos postos de trabalho foram substituídos por máquinas, computadores, procedimentos automatizados… E fala-se em inúmeras profissões que irão desaparecer nos próximos 10 anos. Será que tu te estas a preparar de forma eficaz para este novo mundo profissional? Será que o que estás a aprender, e como estás a aprender é o mais correto para a vida que tu queres ter e para o teu futuro nesta sociedade do futuro?

Não deves ter medo que as máquinas substituam os seres humanos no trabalho… Porque máquinas vão sempre precisar de quem as programe e opere… É preciso que avalies a nova realidade e que te prepares para ela, olhando para a frente com pro-actividade, em vez de para trás com nostalgia.

É preciso reinventares a forma como aprendes!

Da escola à universidade, é preciso pensares bem em qual é o futuro que queres para ti, para poderes optar pela forma de te educares que seja a melhor, de acordo com os teus objectivos. E certifica-te que os teus objetivos fazem sentido no contexto atual e que são viáveis num futuro próximo.

O percurso que uma pessoa que quer ser médica, arquiteta, advogada, engenheira precisa de fazer não é o mesmo que um futuro empreendedor por exemplo precisa de fazer. Estudar é sempre bom, mas o paradigma mudou drasticamente. Já não se estuda durante X anos na escola para se arranjar um emprego e nele se ficar até à reforma… Curso superior não é garantia de um bom emprego ou de uma carreira de sucesso… Não, não!

Hoje em dia a aprendizagem, a preocupação com o conhecimento, o constante melhorar de capacidades profissionais e a aquisição de novas valências é o que dita um maior progresso e sucesso.

Já não se aprende apenas nos bancos da escola… Cada uma de nós precisa de procurar constantemente formas alternativas de fazer o seu auto-upgrade para chegar mais longe.

Aumentar constantemente o conhecimento é o modelo de educação melhor alinhado com as necessidades dos dias de hoje!

Será que és apaixonada por aumentar os teus conhecimentos? És curiosa? Questionas-te sobre como as coisas são feitas, e como podem ser feitas de forma diferente e mais eficaz? Como e onde procuras conhecimento? Preocupas-te em aprender novas valências todos os anos? Aprender um novo idioma por exemplo? Como é que te valorizas? De que forma é que te tornas um recurso mais valioso no mercado de trabalho? Como é que estás a potenciar ou a diferenciar o teu negocio, o teu produto ou serviço?

Muitas jovens e mulheres vêm ter comigo semanalmente, e dizem que têm ideias para este negócio, querem fazer isto ou aquilo, começar uma loja, uma empresa, lançar um produto… mas não sabem como o fazer. E eu pergunto-lhes: “Onde é que já foste à procura dessa informação? Onde é que já foste tentar aprender como é que isso se faz?”  E quase sempre a resposta é que não foram a lado nenhum… Apenas perguntaram a alguém…

O mundo está cheio de recursos, sendo o mais vasto deles a internet. Não há quase nada que tu queiras fazer, que alguém já não tenha feito em qualquer canto deste planeta. E muito provavelmente essa pessoa já escreveu sobre isso, sobre como o fez. Então vai à procura dessa informação!!! Agarra-te à internet e em vez de estares no YouTube a ver vídeo clips, a ouvir músicas ou a ver vídeos fúteis que só te fazem perder tempo, vai procurar vídeos e tutoriais que ensinam o que tu queres aprender a fazer… Deixa as fofocas do facebook e vai procurar testemunhos, entrevistas, a história e os exemplos de quem já fez o que tu queres fazer e modela, tira ideias, aprende línguas, inspira-te e aprende… FAZ! Procura cursos online, workshops, webinars, masterclasses… Procura livros… LIVROS! Porque através dos livros podes aprender o que aquela pessoa fez, como fez, onde errou, onde acertou… e provavelmente a experiência dessa pessoa vai-te ajudar a pular etapas e a chegar lá mais depressa. Isso dá trabalho… dá muito trabalho… Mas sabes uma coisa? O SUCESSO DÁ TRABALHO!!!

“Introduz a educação em todas as fases da tua vida

Esta é a preocupação que tU deves ter todos os dias, todos os anos. Porque cada coisa que tu aprendes está a colaborar para os teus objectivos. O que aprendes, o que descobres, o que vês, como evoluis, as formações que fazes, o diferencial que passas a ter para acrescentar no teu trabalho, as novas valências, melhores competências… Tudo isto estará a colaborar para que alcances os teus objectivos de forma mais eficiente e vais-te sentir mais bem-sucedida e realizada.

Eu fiz o curso superior de Relações Públicas e Publicidade… Formei-me em 1994, e nunca mais me sentei num banco de escola… Mas de lá para cá já aprendi a ser manequim, apresentadora de TV, assessora de imprensa, produtora de eventos, produtora de mini-séries, diretora artística de concertos e festivais, agente de modelos, coordenadora de protocolo, produtora de desfiles de moda, agente de artistas, como lançar uma marca de maquilhagem, como ser produtora de tv, como realizar galas de premiação, como assessorar estilistas, como fazer campanhas de comunicação e imagem, como criar top models internacionais, etc, etc… e como escrever um blog e lançar este website para te ajudar a conquistares os teus sonhos!

Deixo-te com este incentivo esta semana, e espero que reavalies e identifiques as inúmeras oportunidades de educação, de aprendizagem que tens à tua disposição. Não são precisos muitos anos e muito dinheiro gasto em universidades caras… É preciso decisão e força de vontade. Dependendo do que tu queres fazer, à distância de alguns livros ou de alguns cliques pode estar o futuro com que tanto sonhas!

INVESTE EM TI

Love

KB

Partilhar:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *