Sonho VS Objectivo

“Eu acompanhei as tuas férias de sonho!”, “Tens uma vida de sonho!”, “O meu sonho é ser bem sucedida como tu”, “Ser bonita e elegante seria um sonho”, “Que sonho poder viajar para essas tuas ilhas maravilhosas”,  “Eu sonho ser um dia independente como tu!”, “Eu sempre sonhei ser empresária como tu”…

Eu já perdi a conta do número de vezes que já ouvi isto!!!

Quase todos os dias, através de comentários, mensagens nas redes sociais eu ouço isto do “sonho”… E tu, quantas vezes tu já disseste alguma coisa parecida com isto? Quantas vezes já ouviste alguém a dizer isto ou algo muito semelhante?

Ainda recentemente fruto de umas férias que fiz com a minha amiga Mell Chaves às ilhas  Turks and Caicos nas Caraíbas eu li e ouvi isto várias vezes nos comentários das fotos que fomos postando nas nossas páginas nas redes sociais… As ditas “Férias de sonho”…

A verdade é que este e outros sonhos, só não passam de sonhos para muitas pessoas, porque essas pessoas não transformam os seus sonhos em objectivos!!!

Não pegam nos seus sonhos, e criam para eles uma data de realização e um plano de ação para lá chegarem. Neste caso específico eu tinha o “sonho” de conhecer estas Ilhas. Então transformei o sonho num objectivo e decidi que queria ir conhece-las. Depois fui procurar informações sobre como se chega até lá e quanto custa passar uma semana lá. Depois fiz a minha organização financeira para saber o que é que eu tinha que realizar, como é que eu tinha que gerir as minhas finanças ou quanto tinha que poupar, durante quanto tempo, até ter o valor necessário para lá ir. E depois dessas contas e planificação pude colocar uma data para a realização desse meu objectivo. E isto implica muitas vezes fazer cedências noutras coisas como compras de roupas ou sapatos, saídas, restaurantes ou outra coisa qualquer… Isto implica sacrificar algo no presente por algo no futuro… Isto implica talvez trabalhar horas extra, sacrificar fins-de-semana de descanso para agarrar uns trabalhos a mais, assumir uma outra atividade profissional paralela, levar o almoço de casa em vez de ir almoçar ao restaurante, tratar do cabelo em casa em vez de ir semanalmente ao cabeleireiro, pintar as unhas em casa em vez de ir à manicure, abdicar de ir ao café, comprar garrafas de água, refrigerantes ou outras bebidas na rua… não gastar aqui e ali para por todos esses valores de lado… Faz as contas e vê quanto representam estes gastos num total de 6 meses… Quanto dinheiro terias de lado ao fim destas 24 semanas a abdicar destas coisas todas e acumulando rendimentos destas horas extra e trabalhos adicionais??!!

A verdadeira questão que se coloca é: “O que é que te vai custar o teu sonho? E estás disposta a pagar o preço?”  

Isto chama-se estabelecer prioridades e eliminar o supérfluo ou dispensável em prol de um OBJECTIVO claro e com data de realização! 

Parar de falar em sonho e começar a chamar de objectivo é o primeiro passo para tornar o sonho realizável. Estabelecer um processo e um plano, um step by step para se chegar lá é fundamental, tal como o é perceber-se que se os objectivos forem realmente importantes para nós, faremos o que for preciso para os atingir, e que isso implica saber priorizar, implica foco, escolhas, cedências, trabalho, dedicação, determinação e disciplina.

Implica saber que para se colherem os frutos há que se plantar a árvore e cuidar dela, pois querer colher frutos de uma árvore que não se plantou é uma ilusão!

Para alcançares o sonho é preciso mudares o teu diálogo interno. A maneira como falas contigo é fundamental. Não é “Ai se eu pudesse fazer uma viagem de sonho…”, mas sim “COMO é que eu vou conseguir fazer uma viagem de sonho?” e começares a trabalhar para encontrares essa resposta, colocares a resposta em prática e marcares a data em que esse sonho será um objectivo alcançado! O que condiciona alcançares o teu sonho é simplesmente a tua determinação em alcança-lo. O quanto tu realmente o queres!

Deixa de acreditar que os sonhos são algo que apenas está ao alcance de alguns iluminados ou privilegiados… O mundo está cheio de histórias de pessoas que não tinham o que comer ou onde dormir e que hoje são donas de Restaurantes e até de Ilhas paradisíacas! Acreditar num conceito de que os teus sonhos são para permanecerem apenas isso, sonhos,  esse pensamento é o que te está realmente a bloquear, a limitar e a impedir-te de os alcançares, e não qualquer outra coisa como limitações financeiras ou de educação, formação, falta de conhecimentos e etc…

Acredita.

Pensa sempre “Eu vou arranjar uma forma de fazer acontecer!”

Seja uma viagem de sonho, um emprego de sonho, uma casa de sonho, uma promoção, um empreendimento, um relacionamento de sonho, uma roupa de sonho… Passa a substituir a palavra SONHO por OBJECTIVO. Em vez de dizeres “Eu sonho”, passa a dizer “Eu tenho o objectivo de”. Em vez de pensares “Eu não tenho possibilidades”, pensa “Como é que eu vou ter essa possibilidade?”  Acrescentar esse “como” vai mudar radicalmente a tua forma de ver e atacar os teus sonhos/objectivos, e consequentemente os resultados que vais conseguir vão-te surpreender!

Apenas é impossível até ser feito. Tudo o que temos hoje em dia já foi considerado impossível um dia… Mas acabou por ser criado, acabou por ser  inventado, foi conquistado, foi feito!

E se os outros conseguem fazer, tu também consegues. Acredita!

Love

KB

Partilhar:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *